arte viva

Para todos que gostam de arte

23/5/10

OS ÍCONES BIZANTINOS

OS ÍCONES BIZANTINOS

            Além dos trabalhos em mosaicos, os artistas bizantinos criaram os ícones, uma nova forma de expressão artística na pintura.

            A palavra ícone é grega e significa imagem. Como trabalho artístico, os ícones são quadros que representam figuras sagradas como Cristo, a Virgem, os apóstolos, santos e mártires. Em geral são bastante luxuosos, conforme o gosto oriental pela ornamentação suntuosa.

            Ao pintar os ícones, usando a técnica da têmpera ou da encáustica, os artistas recorriam a alguns recursos para realçar os efeitos de luxo e riqueza. Comumente, revestiam a superfície da madeira ou da placa de metal com uma camada dourada, sobre a qual pintavam a imagem. Para fazer as dobras das vestimentas, as rendas e os bordados, retiravam com um estilete a película de tinta da pintura. Assim, essas áreas adquiriam a cor de ouro do fundo. Às vezes, colocavam na pintura jóias e pedras preciosas, e chegavam mesmo a confeccionar coroas de ouro para as figuras de Cristo ou de Maria. Essas jóias, aliadas ao dourado dos detalhes das roupas, conferiam aos ícones um aspecto de grande suntuosidade.

            Geralmente, os ícones eram venerados nas igrejas, mas não era raro encontrá-los nos oratórios familiares, pois popularizaram-se entre os gregos, balcânicos, eslavos e asiáticos, mantendo-se por muito tempo como expressão artística e religiosa. Os ícones russos, por exemplo, tornaram-se famosos, particularmente os de Novgorod, onde viveu, no início do século XV, André Rublev, célebre pintor desse gênero de arte. Dentre os ícones de Rublev, dois se destacam pela sua expressividade: o de Nossa Senhora da Misericórdia e o do Cristo Pantocrator.

Texto extraído do livro: História da Arte – Graça Proença.

 

criado por lucienecoli    18:23:58 — Arquivado em: Sem categoria

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://amoarte.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.